Título Original: The Hunger Games - Catching Fire
Autora: Suzanne Collins
Páginas:413
Editora: Rocco
Ano: 2009
Sinopse: Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.
RESENHA
Essa resenha pode conter spoilers do primeiro livro.
• • •
Em Chamas se inicia exatamente onde Jogos Vorazes parou : Katniss, a vencedora do 74º Jogos Vorazes, juntamente com Peeta Mellark, o garoto dos pães, estão morando na Aldeia dos Vitoriosos. Mas, ao contrário do que se pensa, sua vida não virou um mar de "rosas" - ok, isso foi irônico, afinal rosa é uma coisa que Katniss começa a sentir aversão, e quem leu ou vai ler o livro, entenderá o porquê. Então, Katniss e Peeta ainda 'fingem' estar totalmente apaixonados (pelo menos por parte dela), a história dos amantes desafortunados que agora têm a chance de serem livres e felizes, certo? ERRADO. Por quê? Simplesmente, o presidente Snow desconfia deles, e a desconfiança do inimigo de Katniss é um prato cheio para a promoção do 75º Jogos Vorazes.E também o Massacre Quaternário - um evento que acontece a cada 25 anos em "comemoração" aos Jogos, e em cada 'evento' desse, uma coisa diferente é decidida.- Peeta,como é que pode eu nunca saber quando você está tendo um pesadelo? - digo.
- Não sei. Acho que não grito nem esperneio, ou qualquer coisa assim. Fico paradinho, paralisado de terror, e só - diz ele.
- Você devia me acordar - digo. [...]
- Não é necessário. Meus pesadelos normalmente têm a ver com perder você - diz ele. - Eu fico legal logo que percebo que você está aqui.
Página 97
Dessa vez, o Massacre Quaternário foge um pouco do comum: em vez de colocar o dobro de participantes na arena, como já foi feito, é resolvido que dois tributos vencedores de jogos anteriores de cada distrito seja enviado novamente à arena - e apenas um vencedor poderá sair de lá. Uma forma de confrontar principalmente Katniss, e sua rebeldia de "tordo" ,contra o governo. Além do mais, como foi mostrado no filme Jogos Vorazes, a maioria dos distritos, que sempre foram massacrados, estão começando a se rebelar contra a Capital, esta tenta conter as revoltas com mais violência. Outra coisa é dúvida sobre a existência do Distrito 13 que até então tinha sido considerado inexistente no mapa mas que começa a dar o graça , surgindo questionamentos sobre o fim dado por trás de toda explicação da Capital - afinal, a Capital diz do Distrito 13 só sobraram destroços, mas foi realmente isso?
Porque, às vezes, acontecem coisas com as pessoas com as quais elas não estão preparadas para lidar.
Pág. 40
Katniss Everdeen, a garota em chamas, você acendeu uma fagulha que, se não for contida, pode crescer e se transformar num inferno que destruirá Panem. E assim eu posso falar, com um quote o que realmente acontece Em Chamas. Um prato cheio para quem curte
- É você, Katniss. Você não vê? – diz ele. (…)
(…) – Não, eu não sei – digo. E eu realmente não faço a menor ideia do que ele está falando.
- É como daquela vez em você cismava em não olhar pra mim pelado na arena, mesmo eu estando praticamente morto. Você é tão… Pura – diz ele finalmente.
- Não sou, não! – digo. – Desde o ano passado eu praticamente arranco a sua roupa sempre que tem alguma câmera por perto!
Pág. 230
Meu livro da série preferido continua sendo Jogos Vorazes pelo fato de tudo começar lá, mas isso não significa que eu sou mesmo apaixonada por esse, afinal, são tantas coisas que acontecem que não tem como parar de ler até a última letra impressa!
- É uma coisa horrível essa históra do Massacre. Você poderia ter se dado muito bem naCapital. Joias,dinheiro, qualquer coisa que quisese.- Não gosto de joias e tenho mais dinheiro do que preciso. Você gasta o seu em quê, Finnick?- Ah, eu não lido com uma coisa comum como dinheiro há anos.- Então como elas pagam pelo prazer da sua companhia?- Com segredos [...]
Pág. 224
Não sei se consegui passar tudo que eu senti com Em Chamas e acho que nem ficou tão boa, mas é isso que acontece com livros tão bons - já deu pra notar que sou apaixonada pela série, né?
- História: ☁☁☁☁☁
- Narrativa: ☁☁☁☁☁
- Capa: ☁☁☁☁ ☁
- Personagens: ☁☁☁☁☁
Então é isso! Um beeijo e boa tarde c:
11 Comentários
Oie :D
ResponderExcluirTambém sou apaixonado pela série conto os dias para o lançamento do filme , li a trilogia em uma semana e vou reler em breve :D realmente muito bom , sua resenha ficou perfeita beijos !
euvivolendo.blogspot.com.br ( comenta lá :D )
Em Chamas é perfeito.
ResponderExcluirÉ um dos melhores livros que li esse ano, a trilogia é perfeita.
Poderosa!
Bjão!
livronasmaos.blogspot.com.br
Oie Pâm!
ResponderExcluirGostei da resenha! E gostei dos quotes também!
A Katniss parece ser uma ótima protagonista no filme e no livro! Eu acho isso bom, porque significa que eles não mudaram muito o personagem na passar para as telonas.
Admito que é uma série pela qual eu tenho BASTANTE curiosidade de ler, mas não está na lista das minhas prioridades.
Enfim, a série está completa, o que é ótimo, porque eu ODEIO esperar até o próximo volume da série.
Bjs,
Ariane;)
Oi, Pâm. :)
ResponderExcluirAté agora só li o primeiro, mas pretendo ler os outros dois logo. A história é muito boa e parece que vai ficar mais emocionante. Adoro os personagens. Amei Jogos Vorazes também! :) Ótima resenha!
Beijos.
http://navirj.blogspot.com.br
Tenho muita vontade de ler esta serie
ResponderExcluirMas ainda não tive oportunidade
Beijos
@pocketlibro
http://www.pocketlibro.blogspot.com.br
Bela resenha!
ResponderExcluirPâm, a propósito, por acaso, gosta de literatura amadora? >>> O http://jefhcardoso.blogspot.com anseia por seu comentário. Abraço!
Não li a resenha porque vou ganhar a trilogia de natal e não gosto de ficar sabendo da história antes, embora eu já tenha assistido o filme. Estou ansiosíssima, a tempos que quero ler esses livros!
ResponderExcluirBeijinhos
hiperbolismos.blogspot.com
Não goto nem um pouco dessa série, ela não faz meu estilo eu fui em um clube do livro que discutia sobre o livro e não consegui ter vontade de ler.
ResponderExcluirhttp://enfimshakespeare.blogspot.com.br/
Ainda nao começei a ler a série, apesar da minha imensa curiosidade. Mas sempre ando colocando outros livros na frente.
ResponderExcluirLucas / Era uma vez
livrosecontos.blogspot.com
Oi Pâm,
ResponderExcluirNossa... essa trilogia é fantástica!! Acho que todos os livros são bons. Não consigo escolher o melhor. Adorei o final da trilogia e quem ainda não leu, eu recomendo!!
Beijussss;
http://hipercriativa.blogspot.com.br/
Adoreei sua resenha! hahaha para mim Em Chamas é o melhor livro da trilogia, eu amoo o Peeta, acho ele tão fofo! Acho que Em Chamas é o livro que tem mais aventura e emoção. Beijo!
ResponderExcluirhttp://booksmanybooks.blogspot.com.br/