Hey cupcakes! Depois de mais de dois anos, aparecendo com um diário de viage0m com dicas de passeio para fazer em São Paulo e que estão rolando no momento e dá pra aproveitar num passeio pela capital.
Continue lendo para conferir!
Museu da Língua Portuguesa
E se eu achava que eu amava português, eu não tinha ido visitar ainda o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo - por que demorei tanto para ir? Que lugar maravilhoso!
Logo no 1º andar, fomos orientados a seguir para o terceiro aguardar a próxima sessão audiovisual ou poderíamos ir para o segundo sem precisar aguardar. Seguimos para o terceiro, pois a próxima seria às 11h30 e chegamos por volta das 11h no Museu.
No terceiro andar tem várias expressões da língua - vários vídeos de várias pessoas falando português com um sotaque diferente de cada canto do Brasil. Em outra parte, um pouquinho sobre a língua, andando mais um pouco, foi possível ver algumas projeções feitas nos prédios em São Paulo com frases interessantes e de impacto no cotidiano. Quando deu 11h30, seguimos para uma sala anexa, que parecia um cinema e lá fomos apresentados um pouco sobre a importância da língua, muito atual, muito importante, uma delícia de assistir! Tanto que o tempo passou e nem notamos que já estava no fim. Poesias, frases, a mudança com o passar dos anos.
Depois disso, fomos para o planetário das palavras e que incrível a experiência! De lá, pudemos acessar o terraço que tem esse relógio lindão do museu e dá vista para vários pontos de São Paulo. A abertura dos olhos foi um pouco difícil depois da escuridão que saímos, mas valeu tanto a pena!
Descemos as escadas e no segundo andar mergulhamos em história: palavras que tem origem em outras línguas como amar, ama, alfazema, festa, e muitas outras tantas! Passeamos em outros séculos virando a esquina do salão. E ainda tinha uma espécie de linha do tempo com todas as línguas que deram origem a outras e inclusive o português. Uma sala com áudios das pessoas falando em outras línguas. Vídeos de muitas histórias.
Quando fomos para a exposição Sonhei em Português, nos deparamos com a questão da migração, trazendo também a questão da língua, além de migrantes , também tem um pouquinho da experiência, da falta da língua mãe (português brasileiro) para as pessoas que já moram há algum tempo fora do país.
Um passeio para lá de recheado e que valeu super a pena, recomendo muito para todos! É o passeio escolar que pode ser feito por qualquer idade e em qualquer época - duvido que não vai se render com os encantos que a imersão do Museu proporciona.
Quando a gente pisca, mas fica tão feliz que até a foto piscada a gente gosta! |
• • •
Museu da Língua Portuguesa
Localização: Estação da Luz, sem número, Centro, São Paulo-SP
Funcionamento: Terças às domingos, das 09h às 16h30 com permanência até às 18h.
Fechado nas segundas.
Compre seus ingressos diretamente no site e aproveite o combo do museu+pinacoteca até 12 de março de 2022!
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Pena que não tirei muitas fotos por lá, mas espero voltar para fazer isso! No entanto, algumas fotinhos já mostram o quão lindo é lá dentro! Estão tendo algumas exposições e diria que o ideal é passar um tempinho a mais escolhendo algumas obras para ler sobre elas: as datas, o artista, observar com cuidado a arte da época. Existem obras antigas, mas também existem obras recentes, datas de 2014, 2019! Algumas artes são de apertar o coração por mostrar o quão recentes ainda são. Diversidade, respeito, diferenças, mas também história, línguas, épocas retratadas, contextos históricos das construções das imagens.
Na foto está cortado, porém está a pergunta " O que define um território?" e dá para passar um tempinho analisando o caça-palavras. |
A arquitetura do prédio como um todo é de encher os olhos desde lá de fora e aproveitamos para uma paradinha para comer no Flor Café. Tomei um chá gelado de pêssego delicioso com um pão com frango defumado, e meu amigo pediu uma Tostex no pão de miga (ele falou que é muito gostoso!) com queijo e uma H20H. Aquela paradinha para relaxar e curtir um pouco da arquitetura. Dá para comer fora e dentro do restaurante, porém só é possível acesso depois de acessar a Pina com ingresso.
Ainda é possível acessar a Pinacoteca a partir do Parque da Luz, que vale sim a visita por ser um parque grande, muito bonito e todo verdinho. Outra coisa que chama a atenção é que tem coretos, aquário (pena que está desativado 😑 mas tem!) e uma pequena caverna, deixando o passeio mais recheado. Ah! Nós visitamos a Pina Luz, porém tem a Pina Estação, que tem ingressos gratuitos, mas a localização é em outro lugar. Essa fica para outro dia rs
• • •
Pinacoteca do Estado de São Paulo - Pina Luz
Localização: Ao lado da Estação da Luz, Praça da Luz, 02, Centro São Paulo
Funcionamento: Quartas às segundas-feiras, das 10h às 17h30 com permanência até às 18h.
Fechado nas terças-feiras.
Estacionamento: Gratuito.
Compre seus ingressos diretamente no site!
Aproveite para comprar o combo de ingressos de museu+pinacoteca que sai mais em conta para os dias que não tem ingresso gratuito.
10 Comentários
Oi Pâm!
ResponderExcluirFiquei mesmo com vontade de visitar o museu! Parece uma visita que além de ensinar é muito divertida. Também fico muito feliz quando consigo traduzir ou até mesmo entender uma frase em latim ahaha! Adorei o artigo só tenho pena de não poder visitar os locais :)
Beijos e continuação de boas festas!
Marta
Vale muito a pena!!!
ExcluirPoxa vida, quem sabe um dia, Marta? ♥
É MUITO BOA ESSA SENSAÇÃO, NÉ? KKKKKKK
Olá, Pâm.
ResponderExcluirEsse museu seria meu pesadelo porque sempre tive muita dificuldade nessa matéria hehe. Mas brincadeiras a parte acho que é um passeio super legal. A Olivia lá do blog já foi nos dois e gostou muito.
Prefácio
Voce ia amar, Sil, te juro juradinho sem dedinho KKKKKKK
Excluiré lindo demais!!!
Amei super seu passeio, eu amooo ir em museus e lugares assim.
ResponderExcluirParece ter sido muito legal!
Meu sonho ir conhecer São Paulo e poder visitar a Pinacoteca, deve ser incrível! ♥
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Nossa, anota porque vale muito a pena, Val! Recomendo demais ♥
ExcluirEsses são dois lugares que estão na minha lista para conhecer em 2022, imagino que deve ser o paraíso para nós que adoramos letras e arte. Amei o post ♥
ResponderExcluirBeijos
http://www.leiapop.com/
vALE MUITO A PENA, BRUNA!!!
Excluirde verdade, pra gente que ama livros e arte, é um prato cheio ♥
Oi Pâm, tudo bem?
ResponderExcluirFiquei com muita vontade de fazer esse passeio! Espero ter essa oportunidade um dia. As fotos ficaram lindas!
Até mais;
Mente Hipercriativa | Universo Invisível
Oie Helaininha, tudo bem?
ExcluirEu acho que voce ia amar esse passeio, de coração ♥